void life(void)

É a verdadeira Zorra Total no mundo da TI :)

Como “bom princípio de ano novo”, a Microsoft resolveu bloquear o acesso a algumas versões antigas de documentos .doc, .xls e .ppt, além de alguns outros formatos de documentos. Fez isso de forma automática através do Service Pack 3 para o Office 2003.

A notícia completa pode ser encontrada no blog do Salomon, aqui. Ele comenta ainda sobre a real propriedade dos arquivos (se achavam que eram seus, tá muito enganado).

Esta arbitrariedade vem bem a calhar na semana em que encontrei uma definição muito interessante para explicar a relação entre os documentos de escritórios e as informações. Esta definição foi tirada das definições utilizadas no OAIS (Open Archival Information System), um modelo de referência para arquivo de informações desenvolvido pelas agências espaciais internacionais e adotado pela ISO.

A definição é bem simples mas muito interessante:

Informação:  Qualquer tipo de conhecimento que pode ser trocado. Na troca, ele é representado por dados.”

De forma simplificada, sem acesso aos dados se perdem informações e com elas conhecimentos (por isso que falo da Biblioteca de Alexandria em minhas palestras).

Deixo aqui um recado a todos como meu “Bom Princípio de Ano Novo”: Migrem seus documentos para ODF, antes que ELES decidam que você não pode mais acessá-los…

Podem ser as SUAS informações, os SEUS dados, mas o formato do arquivo é DELES e portanto é DELES o direito de te dar ou não acesso a elas (ou de te licenciar o acesso às suas próprias informações !!!).

Extranho mundo esse nosso, não é mesmo ?

Deixe seu comentário

Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
Creative Commons License