void life(void)

Há alguns dias fomos todos surpreendidos com um documento encontrado no CableGate, trocado entre a embaixada norte americana no Brasil e o Governo Norte Americano em 2007. De acordo com este documento, a Microsoft fazia gravíssimas acusações contra o governo brasileiro, e apesar de ter se feito de ‘tolinha’ pelo relato da reunião, pedia indiretamente uma intervenção do Governo Norte Americano para frear o avanço do ODF no Brasil, conseguir o apoio brasileiro para a aprovação do OpenXML na ISO, frear a parceria entre o comitê técnico brasileiro e demais comitês internacionais que discutiam o padrão, reduzir a influência do Brasil no debate internacional sobre o OpenXML, além de acusar o Ministério das Relações Exteriores e a Casa Civil de estarem executando uma campanha anti-americana. Pior do que isso, insinuam ainda que o ODF é um padrão anti-americano !

Eu estava envolvido até o pescoço com tudo isso naquela época e tenho aqui todos os detalhes de bastidores que causaram esta reunião entre a Microsoft e o Embaixador Americano e posso afirmar categoricamente: Foi SIM um pedido velado de intervenção.

Como esclarecimento inicial, o XML citado de forma incompleta no documento é o OpenXML (o Open deve ter sido suprimido por quem relatou a reunião).

Para contextualizar o documento, é importante lembrar que começamos a trabalhar na avaliação do OpenXML no Brazil no início de 2007, e que votamos “NÃO” à aprovação do padrão em Setembro. O resultado desta votação foi a rejeição do padrão com mais de 3 mil defeitos técnicos apontados. Mesmo assim, de forma surpreendente, o SC34 resolveu agendar uma reunião de 5 dias para Março de 2008 em Genebra na Suiça para ‘discutirmos os mais de 3 mil problemas técnicos’. Esta reunião se chamou Ballot Resolution Meeting (BRM) e existe farta documentação em meu blog sobre ela e o seu resultado final, de mudança de voto surpreendente e aprovação do padrão.

Gostaria de deixar claro aqui que não acredito que esta reunião entre Microsoft e o representante maior do Governo Norte Americano no Brasil tenha sido uma iniciativa individual do Sr. Michel Levy, mas que tenha sido uma iniciativa da corporação. Apesar de funcionário da Microsoft o Sr. Michel Levy é brasileiro, e prefiro não acreditar que ele tenha, por iniciativa própria, decidido se esforçar para colocar o Governo Norte Americano contra o Governo Brasileiro, desrespeitando assim nossa soberania nacional e nosso mérito técnico.

A primeira pergunta que deixo aqui é em quantos outros países que votaram NÃO ao OpenXML o mesmo aconteceu, e quais destes países “acataram”um eventual puxão de orelha por parte do governo norte americano.

Sim, o puxão de orelha pode mesmo ter ocorrido, pois se notarem a linha geral do discurso usado aqui no Brasil, a decisão técnica nacional é apresentada como sendo algo contra os Direitos de Propriedade Intelectual (IPR), e uma das coisas que causam retaliação nos acordos de livre comércio com os Estados Unidos são as violações à Propriedade Intelectual. Estou cansado de colecionar boatos aqui dos tempos de OpenXML, onde possíveis sanções motivadas por estas violações foram trazidas à mesa para a negociação dos votos de governo em alguns países (se seu país mudou de voto depois de Setembro de 2007, pode investigar que vai encontrar um papel ‘chave’ para o governo nesta mudança de voto). Quem sabe um dia o Wikileaks nos ajuda a investigar de forma aprofundada isso também !

Ainda sobre a motivação da reunião, acho cômico o fato de que no último parágrafo do documento esta escrito que a Microsoft não estava pedindo ajuda ao Governo Norte Americano, e duvido que no meio diplomático veríamos ali algo como “a Microsoft veio pedir ajuda pelo amor de Deus, pois estes malditos nativos Sul Americanos estão estragando tudo !”… Se não foi para pedir ajuda, por que motivo fizeram a reunião ? Seria o Embaixador Americano um psicólogo especializado em frustrações corporativas ? Será que ele é blogueiro secreto de algum site internacional de fofoca ?

Se ele deu ‘conselhos’ à Microsoft no Brasil, será que ele pode também me dar os números da Mega Sena se eu for até lá ?

Voltando ao documento, fico imensamente irritado ao ver a Microsoft afirmar que o Governo Brasileiro estava pressionando a ABNT para adotar o ODF. A Microsoft era membro do comitê da ABNT na época, e tenho aqui uma ata de reunião a empresa concorda com a abertura do processo para a adoção do padrão ODF no Brasil. Fui o responsável por este processo dentro da ABNT e contamos com colaboração de diversos órgãos de governo e empresas privadas, seguindo todas as regras internas da ABNT, sem pressão alguma e o pior de tudo: todo o processo foi feito com acompanhamento da Microsoft, que era membro do comitê e optou por não nos ajudar com o trabalho de tradução do padrão  para o português do Brasil.

A Microsoft sabia que o Brasil mantém uma tradição dentro da ABNT de que não são adotadas no Brasil as normas internacionais que contaram com o voto de rejeição do Brasil na ISO. Em outras palavras, se a tradição não for quebrada, o OpenXML jamais será adotado no Brasil ! (e isso no final de 2007 era uma catástrofe para a empresa, que estava jogando pesado tudo o que podia para conseguir o carimbo da ISO no OpenXML).

Para piorar a situação, a troca de informações entre membros dos comités técnicos que avaliavam o OpenXML era constante, e ao ver que o Brasil tinha dado um voto NÃO muito bem embasado tecnicamente, foi natural começarmos a receber por aqui pedidos de colaboração de diversos membros de outros comitês. Eu mesmo perdi a conta do número de pessoas e comitês com quem me correspondi durante aqueles meses. Claro que novamente isso incomodava demais a empresa, pois passamos a distribuir por aí pontos de argumentação para os quais eles nunca teriam uma resposta aceitável, e isso estava de fato complicando bastante a vida deles para manipular o jogo no mundo todo.

Não vou comentar aqui as acusações feitas ao Ministério das Relações Exteriores, mas digo apenas que se o ministério se manifestou internacionalmente sobre os fatos da época, esta foi uma decisão soberana e devia ser aceita por todos (e aceitar não significa concordar ou aprovar). Trabalhar contra um posicionamento destes é trabalhar contra a soberania nacional, e isso é inadmissível !

Acho interessante ver como o mundo dá voltas, e ver que as pessoas que a Microsoft acusa de serem anti americanas, são atualmente o Ministro da Defesa (Celso Amorim) e a nossa Presidenta da República (Dilma Russef), que é acusada ainda de ser contra os direitos de propriedade intelectual. Espero que a assessoria de ambos leiam o documento, para que fique clara a imagem que a Microsoft tem dos dois !

Para finalizar, tentam ainda insinuar que o ODF é um padrão anti americano. Confesso que gostaria muito de saber o que a IBM, Oracle, Google e Red Hat (entre outras empresas americanas) pensam sobre o padrão, uma vez que trabalham há alguns anos em seu desenvolvimento e adoção. Na verdade eu prefiro que estas empresas expliquem diretamente ao Governo Norte Americano se o ODF é ou não anti-americano, e espero ainda que elas peçam esclarecimentos ao governo do seu país sobre atividades similares da Microsoft em outros países durante os anos de 2007 e 2008.

Para quem não acompanhou a história toda, o ODF foi adotado no Brasil, o OpenXML rejeitado por aqui e só não tivemos um papel maior no cenário internacional pois fomos calados no último dia do BRM, justo quando iriamos apresentar uma proposta que mudaria o final desta história. Já contei esta história aqui.

Obrigado ao WikiLeaks, por nos ajudar a começar a tirar os esqueletos do armário. Para quem quiser entender como a Microsoft trata e negocia com países que possuem políticas pró Software Livre, vale a pena ler este outro cable aqui. Divirtam-se !

Share/Save/Bookmark

52 Responses to “Sobre o ataque da Microsoft à soberania nacional: Wikileaks, Microsoft, ODF e OpenXML”

  1. Como a Microsoft manipula governos para atingir seus interesses corporativos « O Futuro é a Liberdade

    […] Artigo original disponível em http://homembit.com/2011/09/sobre-o-ataque-da-microsoft-a-soberania-nacional-wikileaks-microsoft-odf… […]

  2. Olivier Hallot

    Há mais do mesmo em todo o mundo:

    http://techrights.org/2011/09/09/derailing-migration-to-gnu-linux/

    http://techrights.org/2011/09/09/microsoft-vs-venezuela-freedom/

    http://techrights.org/2011/09/09/behind-the-scenes-in-tunisia/

    http://techrights.org/2011/09/09/scrutiny-from-eu-commission/

    muito mais, no fim da página:

    http://techrights.org/2011/09/09/argentina-gnu-linux/

  3. Erik Sandro Alves de Oliveira

    Senhores, uma questão é adotar o padrão ODF como forma de estabelecer paradigmas de gestão pública eficiente, aberta e operacionalmente viável. Outra questão, são os entraves no comércio bi-lateral entre Brasil-Estados Unidos, por conta da lei de patentes e direitos autorais. O padrão ODF é indicado pelo governo Barack Obama, entretanto, existem interesses empresariais como o da microsoft, que não é governo, portanto, trabalha para obter lucro, acredito que o presidente dos Estados Unidos não é o presidente do google ou da microsoft, ele é um gestor público e defende os interesses de sua sociedade, inclusive o das empresas de seu país, porém, governos do mundo inteiro sofrem com o assédio dos empresarios multinacionais, por isso, é preciso defender a soberania dos estados nacionais.

  4. Microsoft, Wikileaks, ODF e OpenXML: Somos uma república de banana ? | Trezentos

    […] um texto no meu blog na última sexta feira, comentando sobre um documento de 2007 vazado pelo WikiLeaks, onde a […]

  5. Eduardo Santos

    Eu entendo a sua indignação e compartilho dela, o que me faz ficar até pensando: será que as pessoas realmente não sabem?

    Nada do que foi divulgado no Wikileaks foi novidade pra mim, pois todos nós já sabíamos do fato. Isso me leva à pergunta: será que as pessoas também não sabem o que está por trás do AI-5 Digital? Será que as pessoas também não sabem do ACTA, que o Brasil foi pressionado a assinar?

    Deixo um link para abrir um pouco os olhos da população: http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/entrevistaBB.html

  6. Tiago

    Li seu artigo, fico enormemente indignado com o fato ocorrido.

    É impressionante como esse presidente da MS age contra o próprio país falando tantas mentiras.

    O governo tem que dar um BASTA para empresas de software proprietário que só querem vender seu lixo, encher seus bolsos de dinheiro e mandar tudo para fora.

  7. Avi Alkalay

    Jomar, fico indignado.

    E fico indignado mais ainda ao ver que os usuário não se importam com nada disso e continuam usando o MS Office, mesmo quando o OpenOffice.org é completamente bom e suficiente para qualquer um.

    Fico indignado também ao ver o MS Office sugerir instalar os ruins e malditos filtros de importação para ODF quando o usuário tenta abrir um ODF, justamente para desincentivá-lo a instalar o OpenOffice.org.

    E fico muito chateado quando meu lado prático pensa que essa gerra tende a ser decidida mais nos computadores e mindshare dos usuários e menos nos decretos e comitês de padronização (que depois do caso OOXML perderam toda credibilidade para mim).

    [ ]s

  8. Jomar Silva

    @Avi:

    Para os veteranos de guerra como nós, isso é inaceitável !

    Como bem lembrou o Corinto no Facebook, eram eles que pediam o debate “sem ideologia”… Lembra disso ?

    Abs !

  9. Paulo

    O BNDES acaba adquirir 2.851 (duas mil, oitocentos e cinquenta e uma) licenças perpétuas de uso da suite de escritório proprietária MS Office 2010, da empresa Estadunidense Microsoft.

    PREÇO: valor global anual de R$ 1.790.428,00 (um milhão, setecentos e noventa mil e quatrocentos e vinte e oito reais).

    Quantos desenvolvedores e Empregos Brasileiros no software LibreOffice podem ser contratados por quase 2 milhões reais, especialmente de um banco do governo federal?

    Tem americano rindo a toa. Rindo dos palhaços dos brasileiros que não investem no próprio país e tecnologia livre.

    Continuaremos para sempre sendo uma simples Colônia que NÃO Produz e somente compra da Metrópole.

    Trabalhamos, pagamos impostos e … nossos líderes dão o dinheiro para os gringos?!

    Por favor, divulguem esse absurdo, cobrem explicações do seu representante no poder… Não vamos ficar parados.

    Brasil Um País de Todos ou Brasil Uma Colônia de Tolos ?!

    Fonte: http://softwarelivre.org/portal/governos/bndes-vai-gastar-com-suite-proprietario-r-1.790.42800-em-favor-aos-eua

  10. Nova jogada da Microsoft: menos conspiração, mais incentivo | Gamepad

    […] Em 2007, Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, queria que o governo norte-americano interviesse na proliferação de software aberto (Open Source) no nosso país. De acordo com documento vazado […]

  11. sites para anunciar

    Em 2007, Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, queria que o governo norte-americano interviesse na proliferação de software aberto (Open Source) no nosso país. De acordo com documento vazado […]
    Tenso!

  12. Philliprogs

    http://www.ergo-sum.com/
    [url=www.huronhockey.net/]www.huronhockey.net/[/url]
    [url=http://www.ergo-sum.com/]new balance 993[/url]
    [url=http://www.huronhockey.net/]duvetica sale[/url]
    New Balance Outlet Store Sale discount New Balance 574 shoes, All classic New Balance 574 Blue,Grey,Black running shoes are sale clearance at 40% price discount for men and wemen in New Balance factory store outlet with Worldwide shipping!
    http://www.ergo-sum.com/new balance 990 shoes
    http://www.nxt-level.com/Duvetica mens on sale

  13. スープラ SUPRA SUPRA SUMMER 2013

    サロン?ド?アルファード?ジャパン その他 SIMPLUXE -シンプリュクセ-

  14. イルビゾンテ IL BISONTE イルビゾンテ 財布 イルビゾンテ ガマ口

    ハミルトン メンズ カーキ X-ランディング KHAKI X-LANDING H77786731 正規品,大得価

  15. サンリオ ランドセル

    アミモックシューズ

  16. qrvheoimx

    Sobre o ataque da Microsoft à soberania nacional: Wikileaks, Microsoft, ODF e OpenXML | void life(void)
    [url=http://www.g297grw4k0n3b3o3kz8xjp77o8742da9s.org/]uqrvheoimx[/url]
    qrvheoimx http://www.g297grw4k0n3b3o3kz8xjp77o8742da9s.org/
    aqrvheoimx

  17. ブルガリ ネクタイ 大阪

    コストコアグー
    札幌 ドルチェ&ガッパーナ
    ベビーリング ブルガリ

  18. セリーヌ ホリゾンタルカバ スモール 茶色

    グアムアグ値段
    ティンバーランド 登山 パンツ
    神戸 セリーヌ正規店

  19. スニーカー コーデ ニューバランス黒

    プラダコピーエナメルバッグ
    mcm ケース
    アラヴォン バイ ニューバランス ワイズ

  20. michael kors black Friday

    Getting figured out a good concept together with the sneakers, I determined that if it doesn physically fit, it’s essential to acquit oneself effectively and not just order that car.

  21. http://www.sota.com/redir.html

    Pertaining to males and females having this type of issues,wholesale jerseys from china, furthermore this smallest fat decline helps raise it is wellness list Thanks What’s most loved by riders about cycling jerseys, though, is straightforward Let us look at the motivation behind such an approach Apart, quite a few impacting on people today physical activity it will probably often be unpalatable and in your Included in the 2000 time, this particular Saints beat this particular yet again arrestin

  22. http://www.equipexports.com/images/zozo.asp?nike=products-c-246_470.html

    or even various other dialects. There seems to be a single presenter revealed around ‘08. 13. Tinigua can be a virtually vanished dialect coming from Colombia. When in the beginning through the Yari Riv, almost all of descendants at this point are in the particular Sierra de chicago Maca.

  23. uggs black friday

    Cher additionally handles The teen sensation Cyrus’s You will Discover it, your striking step taking into consideration, she actually is 67. (This is why any album’s protect photographic may be so gentle place emphasis Cher is sort of invisible.) Following that warmer summer months are the 50th house warming associated with Sonny and even Cher’s No. 2 smack I managed to get You actually Infant so maybe it’s about time , due to her to stop.

  24. Rolex Daytona Watch

    Thanks for the feedback Justin. I hope you find it useful.
    Rolex Daytona Watch

  25. Tag Heuer Carrera Calibre

    You’ll find a really good discussion of that here. Cheers!
    Tag Heuer Carrera Calibre

  26. Breitling Aerospace Evo Watch

    This field accepts links.These links are followed. USE IT ACCORDINGLY!!!
    Breitling Aerospace Evo Watch

  27. Hublot MP-06 Watch

    EGOL - you couldn’t be more on point with your thoughts. Bravo!
    Hublot MP-06 Watch

  28. Rolex Submariner

    I knew I probably missed some things like that. My brain was about to explode after looking at this for so long.
    Rolex Submariner

  29. Zenith Rainbow Watch

    Fixed! Thanks for the catch.
    Zenith Rainbow Watch

  30. Rolex Deepsea watch

    This field accepts links.These links are followed. USE IT ACCORDINGLY!!!
    Rolex Deepsea watch

  31. Omega Seamaster 300M Co-Axial

    Awesome coverage! Thanks for putting it all in one spot.
    Omega Seamaster 300M Co-Axial

  32. Rolex Cellini

    Thanks for the article and the information is very useful.
    Rolex Cellini

  33. Rolex Watch Prices

    It will help to many local business owners. I am looking for PDF file of this post.
    Rolex Watch Prices

  34. Breitling Aerospace Evo Watch

    This field accepts links.These links are followed. USE IT ACCORDINGLY!!!
    Breitling Aerospace Evo Watch

  35. Yellow Gold Rolex Day Date II Watch

    Thanks. I hope that’s the case!
    Yellow Gold Rolex Day Date II Watch

  36. Omega Speedmaster Spacemaster Z-33

    This field accepts links.These links are followed. USE IT ACCORDINGLY!!!
    Omega Speedmaster Spacemaster Z-33

  37. Rolex Datejust

    Massive work here Casey! Great job!
    Rolex Datejust

  38. Rolex Milgauss Watch

    Great Post! Amazing detail and explanation.
    Rolex Milgauss Watch

  39. Rolex Day-Date 36mm Watches

    Thanks. I hope that’s the case!
    Rolex Day-Date 36mm Watches

  40. Rolex 6263 Daytona

    Agreed! That would be immensely helpful!
    Rolex 6263 Daytona

  41. Panerai PAM

    Thanks for the article and the information is very useful.
    Panerai PAM

  42. Rolex Daytona watch

    Thanks for the feedback Justin. I hope you find it useful.
    Rolex Daytona watch

  43. Rolex Day-Date 36mm Watches

    Amazing post !!!! Thanks
    Rolex Day-Date 36mm Watches

  44. TAG Heuer Carrera Calibre

    Agreed! That would be immensely helpful!
    TAG Heuer Carrera Calibre

  45. Rolex Datejust II

    It will help to many local business owners. I am looking for PDF file of this post.
    Rolex Datejust II

  46. Rolex Sky-Dweller Watch

    Thanks for the feedback Justin. I hope you find it useful.
    Rolex Sky-Dweller Watch

  47. http://www.hotel-tulip.jp/mall-p-1827.html

    参加しておいて言うなという話ではあるけれどもしかしヤニク氏 http://www.hotel-tulip.jp/mall-p-1827.html 座っていると全く小柄な感じがしませんね。 では、いったい有朋寮は何をもって廃寮とされるというのでしょうか。 あなたが着用のファッションの習慣がわからない場合は、贈り物としてDistinoコレクションから絹のネクタイを購入するときは、安全なそれを再生する。

  48. louis vuitton cyber Monday

    Getting come to understand a new lessons using the boots and shoes, I really figured out in the event it doesn match, you need to acquit yourself clearly without having to get in which family car.

  49. juicy couture black Friday

    We a fantastic giant Six to eight ft . tall. Nonetheless i get a lengthy body and there wasn adequate face place in both auto.

  50. cyber monday coach

    In that respect there hardly any growing an auto if you do not own a repair service.Continue to purchasing an individual, set single personally in an individual joint at a time, not to mention pick up the particular joint together two or three inches width. You can believe a new expand along the leg, at rock bottom outrageous from the bottom.

  51. escarpins rouge louboutin femme pas cher

    Music4kids
    escarpins rouge louboutin femme pas cher

  52. ray ban cyber monday

    Only then do we beging with the routine that operates concerning everything from feet and also behind, to be able to chest muscles as well as intestinal muscular tissues. Within seconds, Now i am hyperhidrosis together with crimson challenged with supposedly straightforward lower body rises. That i twist via positioned to help you proper carrying a drugs football, implement TRX wrist strap to bring me by using my best fingers, scoot keeping huge pounds consistently getting the body weight in the feet, look at incline click fedex as well as with an serious a few moments involving interval training workout about the corner coach, until the perfect very last 5 minutes about advancing luxury!.

Deixe seu comentário

Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
Creative Commons License